Tempo - Tutiempo.net

Para aumentar governabilidade, Lula pretende incorporar PP e Republicanos ao governo, diz mídia

O Partido Progressista (PP) e o Republicanos, de Tarcísio de Freitas, querem pelo menos um ministério para garantir a governabilidade de Lula no Congresso Nacional.

Segundo apuração do G1, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer incorporar o PP e Republicanos à Esplanada dos Ministérios nos próximos dez dias como parte da articulação política de seu governo para garantir a maioria nas próximas votações, contou à mídia o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

“Isso está com o presidente para decidir, não estão definidas quais pastas, mas o mais provável é que isso seja resolvido nos próximos dez dias”, afirmou o ministro.

De acordo com a mídia, o PP não aceita nada menos do que um ministério — como o Desenvolvimento Social — e a Caixa Econômica Federal.

Para as duas pastas, o partido já indicou os nomes de André Fufuca, no ministério, e Margarethe Coelho para Caixa, como parte da velha estratégia dos partidos políticos para abrir prerrogativas e pressionar a decisão do governo.

O governo de Lula está em negociações com partidos que integram o Centrão para aumentar sua base de apoio no Congresso, e isso inclui destinar a chefia de ministérios a essas siglas.

Ainda em junho, Arthur Lira (PP-AL) argumentou durante uma entrevista que o governo se predispôs a montar uma base parlamentar dando ministérios a partidos como o MDB e PSD e que seria lógico que essa mesma solução fosse dada para outros partidos.

O presidente Lula, nesta semana, deve ter uma reunião com líderes do Centrão para resolver a articulação política com o Congresso.

O Republicanos, partido de Tarcísio de Freitas, pode ocupar o Ministério do Esporte, mais um cargo no segundo escalão.

OUTRAS NOTÍCIAS