Tempo - Tutiempo.net

Devido estiagem Prefeitura de Feira decreta situação de emergência

Trincheira está quase pronta; Furto de fios da rede elétrica em estradas e locais de pouco movimento; Furto de fios da rede elétrica em estradas e locais de pouco movimento

Seca zona rural de Feira de Santana

A Prefeitura de Feira de Santana decretou estado de emergência nas áreas da zona rural afetadas pela estiagem. A medida baseou-se no parecer elaborado pela Defesa Civil do município, que relata a ocorrência da estiagem.

A medida, diz o secretário de Agricultura, Joedilson Machado, tem como objetivo minimizar as perdas registradas nas propriedades rurais, bem como viabilizar recursos financeiros nas esferas de governos estadual e federal.

O decreto foi publicado nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial Eletrônico do Município de Feira de Santana.

Outro ponto é a necessidade de reforçar o abastecimento, por carros-pipa, os mais de dois mil tanques comunitários existentes na zona rural e que correm o risco apresentarem problemas estruturais, como fendas laterais, casos mesmos fiquem vazios durante muito tempo.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base no Censo de 2010, mais de 46 mil pessoas moram no seis distritos de Feira de Santana – Maria Quitéria, Bonfim de Feira, Jaguara, Governador João Durval Carneiro, Tiquaruçu, Matinha, Jaíba e Humildes.

É a maior população rural do estado, ainda de acordo com o IBGE. São 7,8 mil famílias que praticam a agricultura familiar e que geram 44% da produção agropecuária do município. A área das propriedades não passa de cinco tarefas.

Trincheira está quase pronta

Os operários espalham o concreto que é a última etapa da pavimentação da trincheira que está em fase final de construção entre as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria. A meta é que o serviço seja concluído até o dia 31 deste mês e que a partir do dia 1º de agosto a passagem seja aberta ao público – a parte superior do equipamento foi aberta no final de junho, como previsto.

O material, espesso, é despejado por um caminhão. O concreto terá 18 centímetros de altura e toda pavimentação terá altura de 49 centímetros – mais 10 centímetros de concreto compactado a rolo e outros 20 de brita graduada simples.

Isto sem contar a quantidade de pedra que foi usada, comenta o gerente da Via Engenharia, Wildes Oliveira, empresa responsável pela obra. As pedras, de vários tamanhos, foram colocadas na base.

Outros operários estão colocando a estrutura em toda extensão das paredes do equipamento onde serão colocadas placas cinematícias, feitas de cimento reforçado com fios sintéticos e ideais para projetos que exigem versatilidade e excelente acabamento.

Wildes Oliveira também destaca a iluminação que será colocada ao longo dos 400 metros de extensão da trincheira. “Sob o vão será cênica e ao longo serão colocadas lâmpadas de LED”.

Furto de fios da rede elétrica em estradas e locais de pouco movimento

Nos últimos dois meses, algumas ruas e estradas de Feira de Santana foram alvo de uma prática criminosa: o furto de fios da rede elétrica.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, através do Departamento de Iluminação, já constatou o furto no povoado de Garapa, no distrito de Maria Quitéria, nas ruas Maricoré, no Santo Antônio dos Prazeres, e Santa Clara, no bairro Papagaio, na Avenida Ayrton Senna, entre outros.

Por conta disso, esses pontos ficam na escuridão até que seja feita a reposição da rede pela Coelba – os serviços de instalar e repor as lâmpadas são de responsabilidade da Sesp.

Conforme o diretor de Iluminação Pública, José Wilton, os furtos ocorrem com maior frequência durante a madrugada e em locais de pouco movimento. “Essas pessoas agem durante a madrugada ou quando não há circulação de pessoas pelos locais”.

Ele salienta que a Prefeitura já está tomando as medidas legais para identificar os autores do crime.

Programa Mais Médicos será ampliado em Feira

Importante reforço nos serviços de saúde pública, o programa Mais Médicos, que garante convênio para contratação de médicos de outros países, será ampliado em Feira de Santana. O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, já assinou o edital de pactuação para garantir a continuidade do convênio trazendo mais profissionais para esta cidade.

A responsável pelo programa Mais Médicos em Feira de Santana, Lailane Lacerda, explica que atualmente o convênio garante a contratação de 25 profissionais para atuar nas unidades de saúde desta cidade. “Dentro em breve deveremos estar ampliando este número com a chegada de mais profissionais de saúde”, frisou.

Dos 25 médicos que atuam na cidade através do programa, 15 são cubanos. Vieram através de convênio de três anos, sendo que 6 deles expiram os contratos até novembro deste ano (dois anteciparam a saída por motivos pessoais), devendo ser substituídos por outros profissionais, formados também em outros países, inclusive podendo ser ainda de Cuba.

Além dos cubanos também estão na cidade uma médica mexicana e um médico brasileiro formado em Cuba.

SECOM

OUTRAS NOTÍCIAS