Tempo - Tutiempo.net

Encontro em Feira fomenta atualização do Mapa Turístico da Bahia

O evento, realizado no Mercado de Arte Popular, reúne secretários e agentes de turismo de cerca de 20 cidades

Tendo como principal finalidade fomentar o debate em torno da atualização do Mapa Turístico da Bahia, acontece nesta terça-feira, 11, em Feira de Santana a Reunião da Câmara Técnica Caminhos do Sertão. O evento, realizado no Mercado de Arte Popular, reúne secretários e agentes de turismo de cerca de 20 cidades que compõem os “Caminhos do Sertão”, tendo Feira de Santana como cidade polo, entre as demais Regiões Turísticas do Nordeste.

O prefeito José Ronaldo deu as boas vindas aos presentes, na abertura oficial do encontro. Além de Feira de Santana, classificada pelo Ministério do Turismo como “Município Classe B”, por ser considerado um dos principais destinos de “Turismo de Negócio” do Estado da Bahia, a sua região de influência abrange as cidades de Araci, Jeremoabo, Uauá, Ribeira do Pombal, Serrinha, Monte Santo, Banzaê, Santa Bárbara, Itapicuru, Tucano e Canudos.

As potencialidades e especificidades turísticas da região, aspectos históricos, gastronômicos, manifestações culturais, meio ambiente e riquezas naturais, são alguns temas abordados e debatidos por técnicos e representantes dos municípios que compõem a Câmara Técnica Caminhos dos Sertões.

O secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Antônio Carlos Borges Júnior, em seu pronunciamento, discorreu sobre as estratégias e os investimentos que vêm sendo desenvolvidos como atrativos para o Turismo de Negócios, e fez a apresentação do Mapa Turístico do município.

Ele deu ênfase também a recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta Feira de Santana entre as oito principais cidades brasileiras que mais se conectam (transporte rodoviários) com o resto do país, à frente de capitais importantes como Salvador, Curitiba, Fortaleza, Teresina e Recife. São Paulo é a primeira do ranking, seguida de Belo Horizonte, Goiânia, Campinas, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Participações/Serviço

Entre os palestrantes inscritos se encontram Divaldo Borges Gonçalves, diretor de regulação e Certificação dos Serviços Turísticos, que versou sobre “Instâncias de Governança Regional da Bahia”; Getúlio Andrade, presidente do Sindfeira e coordenador da Câmara Técnica Caminhos do Sertão, abordando o tema “Retrospectiva da Câmara Técnica”; Isailton Reis, gestor regional do SEBRAE, que falou sobre a atuação do órgão nas Zonas Turísticas; e Angélica Dias, com a palestra sobre a atuação do Senac nas Zonas Turísticas.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS