SMT vai emitir credencial de estacionamento para idosos e portadores de deficiência

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Pessoas acima dos 60 anos e portadoras de deficiência ou com dificuldade de locomoção terão credencial às vagas especiais em estacionamentos públicos e privados em Feira de Santana. A medida considera o que informam o Estatuto do Idoso e o Contran (Conselho Nacional do Trânsito).

 

O decreto assinado pelo prefeito José Ronaldo foi publicado nesta sexta-feira (4). A credencial, que vai ser emitida pela SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), é requisito essencial para as vagas especiais, mas não garante gratuidade na Zona Azul e nem nos privados. Apenas assegura o percentual de vagas a ser ocupadas por este público.

 

Todos os estacionamentos – particulares ou públicos que tenham a partir de 20 vagas, deverão reservar 5% para veículos que transportem pessoa idosa. E 2% para os veículos que transportem pessoa portadora de deficiência ou com dificuldade de locomoção.

 

Nos estabelecimentos que dispõem de nove até 19 vagas será obrigatória a reserva, pelo menos, uma vaga para idoso. E aqueles que dispõem de nove a 49 vagas, uma delas será destinada para o deficiente físico ou com dificuldade de locomoção.

 

A credencial, conforme o decreto, é intransferível e só concede o direito para as pessoas cadastradas na SMT. Ela deverá ficar em local de fácil visualização no veículo. A SMT tem o prazo de até 120 dias para providenciar a emissão das credenciais para estacionamento.

Fonte: Renata Leite

OUTRAS NOTÍCIAS