Tempo - Tutiempo.net

Produção de derivados de babaçu é uma iniciativa de famílias da região do Piemonte da Diamantina

Derivados do babaçu região do Piemonte

A produção de derivados de babaçu, produzidos pela Associação Comunitária dos Moradores e Agricultores de Cocho de Dentro, no município de Jacobina, região do Piemonte da Diamantina, estão sendo incrementados a partir da assinatura de convênio com o Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva.

O projeto é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

O beneficiamento do babaçu  atender diretamente 25 famílias da comunidade e representa um grande avanço para a comunidade. A aquisição de equipamentos proporciona condições de uma melhor produção, condição que antes do convênio não existia.

Com isso as condições se ampliaram na perspectiva de manter os jovens na comunidade através da geração de emprego.

O presidente da Associação, Reginaldo Santos de Jesus, afirmou que  todos sairão ganhando com empregos e melhor qualidade de vida.

A comunidade também está produzindo além dos 100 litros de óleo de babaçu, sabonete, hidratante, farinha do mesocarpo e farelo para ração animal.

Após a chegada das máquinas a expectativa é de triplicar o volume de produção.

O governo da Bahia se torna cada vez mais eficiente no fomento do desenvolvimento rural e na capacitação da agricultura familiar, através de iniciativas para o fortalecimento da base produtiva, infraestrutura, agregação de valor e comercialização da produção. .

Bahia Produtiva implementa a organização da agricultura familiar. por meio de editais de chamada pública, e apoia projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, além de outras ações.

cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS