Tempo - Tutiempo.net

Salvador registra mais de mil casos de coronavírus em bairros com medidas de restrição

Mais de 1,1 mil casos da Covid-19 já foram identificados durante testes rápidos em bairros de Salvador com medidas restritivas. — Foto: Reprodução / TV Bahia

Em menos de um mês após o início das medidas restritivas em bairros de Salvador por causa da pandemia da Covid-19, 1.156 pessoas tiveram o resultado positivo para doença durante testes rápidos feitos nesses pontos da capital baiana.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (27). [Veja balanço no final da matéria]

As medidas restritivas começaram no dia 11 de maio, nos bairros da Boca do Rio, Plataforma e também na Av. Joana Angélica. Dois dias depois, o bairro da Pituba foi inserido na lista.

Até esta quarta, foram realizados testes em 8 mil pessoas. Na manhã de terça-feira (26), a procura pelo serviço, por exemplo, era grande no bairro do Uruguai, que entrou na lista na segunda-feira (25), junto com Massaranduba.

Segundo a Helena Lima, do Centro de Operações da Covid-19, a situação é preocupante.

“É um número significativo, por isso a gente precisa intensificar as medidas de isolamento e distanciamento social”, disse.

Apesar de estar disponível para os moradores dos bairros com medidas de restrição, Helena pontuou que é importante que as pessoas estejam com algum sintoma para ser submetido ao teste.

“É importante que o indivíduo esteja sintomático, apresente algum sintoma da doença. No mesmo dia, a pessoa sai com o resultado”, disse.

Ela disse que, além de informar o casos negativos, o teste é capaz de apontar os casos positivos e se a pessoa está ou não com o vírus ativo.

“É um teste sorológico. O que indica que vai ser testado e identificado a produção de anticorpos. Ou seja: vai ser exibido o resultado positivo, indicando que a infecção está ativa, e esse indivíduo é orientado a se afastar, inclusive do núcleo familiar; e aquele indicando a infecção passada, onde o indivíduo está apto a voltar para as atividades”, concluiu.

Atualmente, as medidas restritivas mais rigorosas estão em vigor em Brotas, Cosme de Farias, Liberdade, Lobato, Plataforma, Massaranduba e Uruguai. O próximo a entrar na lista é Periperi. Os bairros da Pituba, Centro, Boca do Rio e Bonfim já receberam a ação da prefeitura.

Números divulgados pela Secretaria Municipal de Salvador até terça-feira (26):

Boca do Rio: 560 testes (20 positivos)
Bonfim: 1.026 (140 positivos)
Brotas: 669 testes (53 positivos)
Cosme de Farias: 649 testes (100 positivos)
Joana Angélica: 622 testes (51 positivos)
Liberdade: 902 testes (133 positivos)
Lobato: 1.011 testes (224 positivos)
Massaranduba: 259 testes (47 positivos)
Pituba: 710 testes (101 positivos)
Plataforma: 1.354 testes (217 positivos)
Uruguai: 282 testes (40 positivos)

G1 BA

OUTRAS NOTÍCIAS