Tempo - Tutiempo.net

Cirurgia pioneira de retina em Ilhéus recupera visão de paciente

Procedimento cirúrgico

Por conta dos problemas no vítreo antes da cirurgia, a paciente ANFF, 63 anos, artesã, enxergava apenas vultos.

O vítreo é uma espécie de “gelatina transparente” que preenche a parte interna do nosso olho e encontra-se em contato com a superfície da retina.

A evolução de diversas técnicas cirúrgicas abriu novas possibilidades de tratamento e cura para doenças vítreas, lesões e descolamentos de retina.

O Cenoe Hospital de Olhos foi pioneiro neste procedimento na cidade de Ilhéus, realizando em ANFF a vitrectomia, com remoção da hemorragia, liberação das trações retinianas e aplicação de um laser corretor.

“Nesta cirurgia, utilizamos um aparelho chamado de vitreófago. Com ele, é possível fazer três pequenas incisões no olho, sem a necessidade de suturas”.

Explicou Dr. Igor, especialista em retina clínica, cirúrgica e responsável pelo procedimento. A técnica utilizada pelo Cenoe permite maior segurança, tornando a cirurgia mais rápida e com menos riscos de complicações.

Os pacientes com problemas avançados muitas vezes não obtêm melhora da visão, mas garantem a estabilização do quadro, evitando assim a perda completa e irreversível.

No caso da paciente ANFF, ela não apenas estabilizou o quadro da retinopatia diabética, como conseguiu recuperar quase toda a visão. A paciente, que chegou a ficar afastada das suas atividades trabalhistas por um mês, hoje consegue ter uma vida normal.

cljornal com informações do Cenoe

OUTRAS NOTÍCIAS