Feijão É Tudo de Bom Pra Saúde

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Ajuda a Emagrecer

O feijão, quando consumido em uma dieta equilibrada e sem exageros, potencializa a perda de peso. Isso acontece porque, apenas de ser rico em carboidratos, possui uma quantidade relevante de fibras, que, quando ingeridas, formam uma espécie de gel que permanece mais tempo dentro do estômago, garantindo maior saciedade. Ou seja, demora mais para que a fome chegue. Além disso, contém muita proteína e poucas calorias (apenas 95 por “concha”).

 

Melhora O Funcionamento Intestinal E Previne Doenças


Como se sabe, o feijão é rico em fibras, e as fibras aumentam o bolo fecal, desintoxicam o organismo, “varrendo” as impurezas e ajuda o intestino a funcionar melhor. Além disso, as fibras solúveis do feijão servem de matéria prima para a formação dos ácidos graxos de cadeia curta, que garantem energia para que as células intestinais desempenhem suas funções com mais eficiência.

 

No mais, vale lembrar que por conter fibras, o feijão ajuda a evitar o colesterol alto, a diabetes e as doenças cardiovasculares. No caso da diabetes, a razão é que as fibras fazem com que a glicose seja absorvida mais lentamente, o que evita os chamados picos de hiperglicemia e mantém os índices glicêmicos estáveis por mais tempo.

 

O feijão é rico, ainda, em compostos fenólicos, que nada mais são que antioxidantes (aqueles que evitam o envelhecimento, tanto interno quanto externo). Esses antioxidantes reduzem o risco de algumas doenças, como o câncer e as doenças degenerativas.

 

Arroz com Feijão: Uma Dupla de Sucesso!


O feijão com arroz, a dobradinha preferida dos brasileiros, proporciona uma química perfeita para o corpo como um todo, pois enquanto o arroz contém um aminoácido chamado mationina, o feijão é rico no aminoácido lisina, que, juntos, absorvem melhor as proteínas de origem vegetal presentes no feijão.

 

Essa duplinha de sucesso equilibra os teores de glicose no sangue, ajuda na absorção de proteínas de origem vegetal, e, pasmem, evitam as caries! Pode parecer contraditório falar que essa dupla controle os níveis de glicose, já que o arro faz disparar as taxas de açúcar mas a verdade é que o feijão “evita” esse problema e estabiliza a glicose.

 

Quanto às caries, o fato é que a junção dos dois fornece uma dose de flúor que ajuda a controlar as cáries, já que eles conseguem absorver o flúor presente na água usada para o cozimento.

Fonte: Redação

OUTRAS NOTÍCIAS