Tempo - Tutiempo.net

OMS: Número de pessoas com demência deve triplicar nos próximos 30 anos

Relatório divulgado nesta quinta-feira (7) pela Organização Mundial da Saúde mostra ainda que em torno de 10 milhões de pessoas desenvolvem a doença por ano no mundo.

O número de indivíduos vivendo com demência deve triplicar até 2050, divulga nesta quinta-feira (7) um relatório da Organização Mundial da Saúde sobre a condição. Dos 50 milhões atuais, o mundo terá 152 milhões de pessoas convivendo com a doença nos próximos trinta anos.

Hoje, em torno de 10 milhões de pessoas são diagnosticadas com a doença por ano — e a maioria delas vive em países com menos recursos financeiros nos sistemas de saúde. Segundo a OMS, 6 milhões dos novos casos atuais ocorre em regiões de baixa e média renda.

O número de acometidos ainda pode ser maior, diz a OMS, já que os dados divulgados correspondem à contribuição de 21 países. A entidade espera que até o final de 2018 em torno de 50 países contribuam com os dados para um melhor cenário sobre a prevalência global da doença.

O relatório aponta ainda que o custo anual com a condição está em torno de US$ 818 bilhões. A estimativa foi calculada levando-se em conta não só os gastos com saúde, mas também a perda de renda de doentes e cuidadores — que muitas vezes deixam o trabalho para cuidar de familiares.

Ainda, segundo o documento, os gastos vão mais que duplicar até 2030 — quando devem alcançar a marca de US$ 2 trilhões — “um custo que poderia prejudicar o desenvolvimento social e econômico e sobrecarregar a saúde e os serviços sociais”, diz nota da entidade.

A demência é tida como um “guarda-chuva” para um conjunto de condições que tem como característica comum o fato de terem perda cognitiva, falhas na memória e a progressiva dificuldade de lidar com as tarefas do cotidiano.

O Alzheimer responde por cerca de 70% dos casos, mas há outras causas, como a demência associada ao HIV, a problemas vasculares ou a lesões. Mulheres são mais afetadas que os homens, segundo a OMS.

O problema com o diagnóstico e pesquisa

A OMS informa que apenas 14% dos países informaram o número de pessoas diagnosticadas com a doença e isso pode ser um indicativo de que pode haver um subdiagnóstico. Estudos anteriores já demonstraram que em torno de 90% das pessoas de países com renda baixa e média não sabem que têm a doença.

Uma outra questão apontada pela OMS são problemas com a pesquisa para a doença — que não acompanham o número de pessoas que são afetadas pela condição. Segundo a entidade, 7 mil artigos científicos foram publicados sobre a doença em 2016 — contra 15 mil de estudos sobre diabetes e em torno de 99 mil pesquisas sobre o câncer.

Lançamento de plataforma global

Nesta quinta-feira (7), a entidade também lançou o Observatório Global da Demência — que vai acompanhar o progresso na prestação de serviços e de políticas públicas para pessoas com demência e seus cuidadores. O sistema também vai acompanhar o número de casos no globo.

“O sistema não só nos permitirá acompanhar o progresso, mas também o mais importante, identificar áreas onde os esforços futuros são mais necessários”, disse Tarun Dua, do Departamento de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde, em nota da entidade.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS