Tempo - Tutiempo.net

OMS vê trégua da covid na Europa como sinal de controle da pandemia

Relachamento medidas restritivas na Europa

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa, Hans Kluge, falou que um cessar-fogo da covid-19 pode sinalizar um controle da pandemia, com uma paz duradoura ao continente.

Ele destacou que o cenário atual colabora para isso, com altas taxas de vacinação, a natureza menos severa da variante Ômicron e o fim do inverno à vista.

“Esse contexto nos deixa com a possibilidade de um longo período de tranquilidade”, disse ele a repórteres.

Kluge, no entanto, destacou que isso significa dizer que a pandemia acabou, não, mas “há uma oportunidade singular de controlar a transmissão”.

“Mesmo com uma variante mais virulenta, é possível responder a novas variantes que inevitavelmente surgirão – sem reinstalar o tipo de medidas disruptivas que precisávamos antes”, disse Kluge.

Países começam a derrubar restrições

Mesmo com o avanço da subvariante da Ômicron em várias regiões da Europa, os países começam a retirar as restrições adotadas contra a covid-19.

A Dinamarca se tornou a primeira nação da União Europeia a suspender todas as regras , incluindo o uso de máscaras faciais, no início desta semana.

A Noruega também  já anunciou o relaxamento, assim como a Suécia que vai suspender quase todas as suas próprias restrições em 9 de fevereiro.

RCL

OUTRAS NOTÍCIAS