Tempo - Tutiempo.net

Conselho Nacional da Reserva da Mata Atlântica ganha novos membros na Bahia

O CERBMA desenvolve ações de preservação

A posse dos novos membros do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CERBMA/BA), para o biênio 2023-2025, foi o ponto central da reunião do colegiado, realizada no Parque das Dunas, em Salvador, nesta segunda-feira (25).

Além de marcar oficialmente a entrada dos representantes de cada seguimento da sociedade, o encontro foi marcado por importantes discussões ambientais.

Poliana Gonçalves, representante da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do estado da Bahia, ressaltou a importância da participação da secretaria no colegiado.

“É uma maneira de compreender se as ações do Estado estão sendo eficazes na comunidade e identificar as demandas dos núcleos organizados, o que contribui para uma melhor compreensão do contexto socioambiental da Mata Atlântica”, explicou Poliana.

O CERBMA/BA foi reativado em 2019 e desde então tem desenvolvido diversas ações, destacando-se entre os 17 estados que compõem o Conselho Nacional da Reserva da Mata Atlântica.

Agora, o comitê, renovado conforme a legislação, assumiu a missão de organizar o III Fórum de Jovens da Rede de Reservas da Biosfera IberoMab, evento organizado pelo Secretariado do Programa Mab da Unesco Paris.

Conforme Adriana de Castro, representante do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em novembro, a Bahia receberá representantes de 25 países da América Latina, além de Portugal, Espanha e Caribe para este evento.

“Assim, os novos membros do comitê têm um enorme objetivo de unir esforços, buscar apoio e realizar um evento de destaque internacional”, pontua a representante do Instituto no comitê.

Durante a reunião, também foi aprovado o Calendário de Reuniões e o Planejamento de Ações para o ano de 2024, que inclui diversas atividades e projetos voltados para a conservação e promoção da Mata Atlântica na Bahia.

O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica na Bahia (CERBMA-BA), regulado pelo Decreto Estadual nº 12.228 de 01 de julho de 2010, tem o objetivo de apoiar e coordenar a implantação da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no estado. Prioriza a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico e tradicional.

A Reserva da Biosfera é um modelo internacional de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais.

Seus objetivos incluem a preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações.

Com informações do Inema

OUTRAS NOTÍCIAS