Tempo - Tutiempo.net

O LIVRO DA LEI

O livro da Lei

SEGUNDO A BIBLIA:

A leitura do Livro da Lei, que lemos no Grau de Ap M, no início da Sessão no REAA, do Evangelista João, nos esclarece sobre a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espirito Santo. O verbo, ou a Palavra, a que São João se refere, se fez carne, ganhou um rosto, uma voz, se tornou um de nós, habitou entre nós e tem um nome: Jesus Cristo.

Tudo o que existe foi feito por meio da Palavra, ou seja, por meio de Jesus Cristo, por meio do amor do Pai pelo Filho, por meio do Espírito Santo. Infelizmente, quando Jesus se fez homem e habitou entre nós, muitos não o acolheram, não reconheceram a sua luz.

Porém, como podemos observar em uma promessa contida nesse primeiro capítulo, os que acolhem a Palavra e creem no nome de Jesus, se tornam filhos de Deus. E nós o somos!

Porque é a condição primordial para ingresso na ordem maçônica, mas é preciso lembrar que acolher a Palavra não significa apenas ouvi-la, significa ouvir e praticar, seguir os ensinamentos de Jesus.

Espero que todos nós saibamos acolher com alegria e amor a Verbo de Deus, Jesus, em nossas vidas e viver plenamente a sua mensagem SEGUNDA A MAÇONARIA: Para nós maçons a leitura do Evangelista João (1,1-5) sobre a Verbo ou Palavra citado acima há um estreito e profundo relacionamento com proposito da maçonaria porque, no antigo Egito e no nascimento do catolicismo, a Luz já era associada à verdade.

Obter a iluminação significava elevação espiritual e novos degraus de compreensão dos mistérios. O Evangelho, segundo São João, enfatiza o triunfo da Luz sobre as trevas, correspondendo ao triunfo do bem sobre o mal, o triunfo da sabedoria sobre a ignorância simbolizado pela verdade trazida por Cristo aos homens.

O livro da gênese também ensina que, antes da criação do mundo, tudo era confusão, caos e desordem, até que Deus mandou que se fizesse a Luz.

A Luz sempre foi um forte símbolo ligado à divindade, em praticamente todas as religiões. A Iluminação sempre simbolizou o estágio mais próximo do divino, revestindo-se de um ideal de evolução e elevação.

Com isso, o objetivo final da iluminação é surpreendentemente uniforme nas várias correntes filosóficas ou religiosas.

Poder Central: Rua Visconde de Itaborahy, 514 | Amaralina | CEP 41900-000 | Salvador-Ba | Fone (75) 9870-6233 | www.goba.org.br 2 Esta associação entre a luz e a verdade, entre a iluminação e a sabedoria, torna claro que o caminho para alcançar a Luz triunfadora é através da procura, do estudo e da pesquisa às fontes de conhecimentos verdadeiros.

Este é o caminho Maçônico, que foi influenciado pelo racionalismo e pelo iluminismo do Séc. XVIII. Dentro da Maçonaria, “receber a Luz” significa a regeneração e o início do caminho da auto perfeição.

A recepção da Luz simboliza o fim da ignorância e da cegueira espiritual que impedem de ver a essência da verdade. Vários símbolos da Maçonaria utilizam da Luz: o livro da Lei, esquadro e compasso, simbolizam as três grandes luzes.

O Venerável Mestre representa a Luz. O Primeiro e segundo vigilantes são também chamados luzes. O Oriente é local de origem do sol, que simboliza a Luz, que deve iluminar e guiar o Maçom.

Também a marcha usada pela Maçonaria tem a simbologia de se caminhar do ocidente para o oriente, isto é, da escuridão para a claridade, das trevas para a Luz. Dessa forma, quando o maçom executa a sua marcha vai deixando para trás o mundo objetivo da materialidade e vai entrando no mundo subjetivo da espiritualidade.

Em resumo, toda a essência do ensinamento maçônico encontra-se na busca da Luz, que representa a verdade divina. A Luz ilumina aqueles que abrem os olhos, mas as trevas se revelam para aqueles que os querem fechar.

A iluminação é, na verdade, a grande meta de todo ser humano. Ela é o encontro com a nossa essência espiritual, ou: “É o contato sem intermediários com a alma imortal, uma das necessidades mais profundas do ser humano”. Sócrates ensina que aprender a pensar é aprender a conhecer, é aprender a discernir, é aprender a concatenar os pensamentos, é aprender a falar.

Aprendemos assim que o iluminismo filosófico, ao defender a liberdade de pensamento, fornece o pré-requisito para a evolução individual, que é o caminho para a busca da iluminação espiritual.

CONCLUSÃO: Podemos concluir que não existem contradições ou desentendimentos acerca do significado da Luz para as várias correntes filosóficas e religiosas.

A Iluminação significa elevação e evolução. Apenas o caminho da busca da verdade é que pode estar recheado de dogmas ou baseado apenas na razão.

Poder Central: Rua Visconde de Itaborahy, 514 | Amaralina | CEP 41900-000 | Salvador-Ba | Fone (75) 9870-6233 | www.goba.org.br 3 Muitas religiões preferiram o primeiro caminho, enquanto que Ordens como a Maçonaria claramente optaram pelo segundo.

As influências Herméticas e do Iluminismo do Séc. XVIII moldaram o caminho seguido pela Maçonaria, qual seja: o caráter iniciático, a busca do conhecimento e a liberdade intelectual existente dentro da Ordem, crescendo com mais liberdade na Inglaterra e EUA.

Sempre foi ensinado dentro da Ordem Maçônica que não é possível alcançar a perfeição, mas que se deve sempre buscá-la, lapidando a pedra bruta de cada indivíduo de forma que ele possa, ao refletir as Luzes da Ordem, ser utilizado na construção de uma Sociedade mais livre, mais justa e mais fraterna. BIBLIOGRAFIA: Leitura da Bíblia Sagrada dos Cristãos em: JOÃO (1 ,1-5

Autor: JOSÉ CARLOS RODRIGUES DA SILVA LOJA MAÇÔNICA MENSAGEIROS DA PAZ – GOBA – BA

OUTRAS NOTÍCIAS