Tempo - Tutiempo.net

É PRECISO SER

O sol que areja mentes - foto ilustrativa

Nosso desenvolvimento é dinâmico, envolvendo em melhoras contínuas que visam soluções através da boa vontade, ao tempo em que expande conhecimentos para que a evolução seja harmônica num conjunto de boas práticas que auxiliam no aperfeiçoamento, excluindo o preconceito por ser fruto da ignorância.

Porém, a liberdade é o direito de agir, garante expressar-se, ajudando a compreender alternativas que precedem a escolha. Mas as ações não são integralmente livres, afinal, o agir, como todos os fenômenos da natureza, equivalem aos níveis de objetivação da coisa em si e, às vezes, o que parece ser decisão é ilusão ocasionada pela mera consciência sobre os próprios desejos.

No entanto, não existe ensinar sem aprender porque o processo civilizatório é constituído de aprendizados constantes, inclusive qualquer do povo é suspeito até ser julgado e condenado.

Mas o agente do Estado que age com vingança por si ou por terceiros, tortura e mata, de preferência, pretos e pobres é um assassino e traidor da sua missão constitucional, pois jurou proteger o cidadão e prender quem viola a lei. Julgar e punir são coisas do Estado

Cultive a intimidade de pensar e ler, ajuda viver com intensidade, não sendo correto esperar que as transformações se processem por si, dado que, quando no caminho errado, pouco vale pegar atalhos, pois a cada momento o toc toc é ensurdecedor e a sensação de ouvir a 5ª Sinfonia de Beethoven anunciando que a morte da dignidade chegou naqueloutros por terem atravessado a rua sem ter competência.

“Porquanto tudo que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado” (Lucas 12:3).

Por conseguinte, meditar e questionar são caminhos, pois a vida é um ciclo de experiências e cabe-nos aprender a aproveitá-la, haja vista que não se obtém bons frutos produzindo equívocos, sim, cultivando os valores da: solidariedade, amor, zelo e fraternidade, enquanto o sol que areja mentes voltou a espalhar seus raios.

Feira de Santana, XX de agosto de MMXXIII

Jessé da Costa Primo∴membro da Loja Maçônica Luz e Fraternidade 14.

OUTRAS NOTÍCIAS