Tempo - Tutiempo.net

NATURALIDADE

Foto ilustrativa

Quem é verdadeiro tem melhores chances por preencher requisitos sem fingimentos, enquanto os que agem ao contrário correm o risco de serem desmascarados por fingir ser o que não são, principalmente se ocupam postos de liderança de um país como o nosso.

Pois o autêntico não tem medo de se expressar e agir conforme o que crê. Atrai pra si apenas o que o acrescenta, sem precisar interpretar o que não é. Busca conhecer a verdade o suficiente a despeito dos que preferem ouvir conspiradores no lugar dos que pensam, tais como os prosélitos daquele do penteado patológico, o Mamulengo que é sempre animado por seus seguidores erráticos.

E só quem busca conhecimento é capaz de agir com genuinidade, sem carecer da aprovação de terceiros, sem medo de ser rejeitado, embora sofra com os que raciocinam sem a clareza da lógica como ocorreu entre 18 e 22 que, na realidade, fica demonstrado que têm ódio da inteligência porque ela discute.

Não o faz inferior aceitar que falha, pois admitir que erra lhe dá ocasião de aprender e fazer diferente, aumentando chances de acerto por saber que quem cultua a verdade não é seu dono, tampouco senhor da razão, e o fato de expor com modéstia suas idéias, faz com que  se abra ao diálogo, que é o caminho da evolução porque fazemos historias consequências não, como quem namora a Papuda após o dia 26.

Enquanto a coragem é o básico para se ser verdadeiro, dado que, ao apresentar-se sem máscaras, sabe que o autoconhecimento lhe dá elementos necessários para desenvolver a autoconfiança. Desse modo, alegremo-nos porque o Grande Arquiteto não desistiu de nós, o País voltou a crescer.

Por outro lado, juventude, condição transitória que se debate com as questões existenciais, idade de querer compreender o mundo e a si mesmo. E, consciente do seu dever, a Loja Maçônica Luz e Fraternidade, diligencia com seus jovens DeMolays para que, juntos, vençam os desafios da existência, fazendo valer princípios e os ideais que contribuam na construção de um mundo melhor.

Portanto, tentar entender o outro convivendo com os desiguais faz a vida  extraordinária por ser com eles que temos a oportunidade de aprender e evoluir, considerando-se que todos são livres para pensar, e o sábio aprecia as diferenças por ajudá-lo crescer. E ao refletir tudo o que vive e viveu, conquistas, superações, erros e acertos, o que aprendeu é motivo para se orgulhar sem confundir humildade com  autodepreciação.

Eis que ter amor próprio é se valorizar e quando se é verdadeiro, há mais estima a si, mais confiante, sem medo de contrariar ou de ser rejeitado, garantindo decisões de acordo com o que acredita. Por consequencia, as atitudes sempre valerão a pena. Mas preocupa-me a forma que os fanáticos da direita resenham Deus, parece que Ele está em estado terminal e querem salvá-lo.

Todavia, é sensato observar o Ritual do Aprendiz e os demais Graus que o solidificam. Assim, estranha-se censurar a postagem do vídeo que apontou as barbáries cometidas pelo genocida Netanyahu, que mata crianças, mulheres e civis inocentes. (Será que estão achando pouco?) Nas fls. 23, sob titulo: PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS  parágrafo 5º, entre outras coisas diz:

“A Maçonaria tem por fim……..praticar a justiça, amar ao próximo e trabalhar incessantemente pela felicidade do GÊNERO HUMANO e conseguir sua emancipação justa e pacífica”. Pergunto-me: Que Maçonaria é essa que estamos fazendo, na qual o pensar é desencorajado? Qual a sua real finalidade?

Feira de Santana, 18 de Fevereiro de 2024.

Jessé da Costa Primo∴ membro da Loja Maçônica Luz e Fraternidade 14.

OUTRAS NOTÍCIAS