Tempo - Tutiempo.net

O DEVER DE SER

O ser e o dever ser

O ritmo da existência quer consciência, sentido e sensações que reflitam na construção da vida. Logo, cuidemos ao nos expressarmos, pois, ao imprimirmos emoções, sentimentos podem despertar interpretações que não pretendemos; a simples troca de olhar com uma mulher carente pode levá-la pensar ser o que almeja, devido aos efeitos da sensação. Daí, para bons resultados das relações, convém domar as expressões.

Porque o homem de bem, analisa sua conduta, identifica imperfeições, interroga a consciência sobre o que praticou, respeita ideias contrárias sem desejos de vingança e, cônscio que tem defeitos, corrige. É indulgente com a fraqueza alheia e por ser ciente que só aprenderá estudando suas imperfeições, trabalhará para combatê-las.

Com esse propósito, há que interpretar sua essência; o que o diferencia, o que o faz único, atinando controlar as emoções com diferentes eus ainda desconhecidos. É conhecedor que todo mito traz, em si, a potencialidade da cura e da doença, assim, não se descuida do nativo do mal que contagia em redor. Entretanto, não devemos repelir o obscuro porque nos faz entender o inusitado.

Daí não replique padrões de comportamento, conceitos e preconceitos, pois conviver em sociedade propõe aprendizados e a não ser igual ao desarmonizado que se desincumbiu do que jamais assumiu. Porém, se formos consciente dos nossos valores, seremos tal qual Elizeu, pastor emérito que, através da fé no descrito em Mateus 24:22, transmutou o tempo e se empossou antes de Argolo e, na seqüência, ungiu três grandiosos Companheiros: Wallace Thadeus de Assis Santana, Newton Marcelo Moura e José Nilson Xavier. Porém, a Régua e o Prumo quem os ministrou foi o V∴Antônio que, por conhecer o futuro, sabe que o presente é estar voltado para um bem maior: a humanidade.

Destarte, convém que a atitude esteja ligada a ação que, por sua vez, não basta ter conhecimento e habilidade, mas determinação, pois o conhecimento vem do estudo, a habilidade, da prática. Mas o querer requer ética e coragem para expor decisões como fizeram Antonio Leite Filho e José Augusto Carneiro Silva que prepararam a via que Eliseu Jesus de Souza e Carlos Eduardo de Teive e Argolo trafegarão. Modelos de luta e administração, demonstram que uma Organização deve ser formada por pessoas de postura que não se imponha limites e façam diferença, essencialmente na própria vida.

Feira de Santana de 30 julho de 2023.

Jessé da Costa Primo∴ membro da loja Maçônica Luz

OUTRAS NOTÍCIAS