Risco de contrair covid-19 x tipo sanguíneo: confira novas descobertas

Covid e os tipos sanguíneos

Um novo estudo norte-americano publicado na revista científica JAMA Network Open se dedicou a analisar a relação entre o tipo de sanguíneo e a suscetibilidade à covid-19.

A análise, que incluiu 107.796 indivíduos que foram testados para SARS-CoV-2 entre 3 de março e 2 de novembro de 2020, concluiu que o tipo de sangue não está associado a um maior risco ou menor risco de contrair a doença causada pelo novo coronavírus.

O resultado ainda contraria estudos anteriores sobre a relação entre tipo sanguíneo e a gravidade da covid-19.

Até então, as descobertas apontavam que as pessoas com sangue do tipo A eram mais suscetíveis à forma crítica da doença, enquanto aquelas com sangue do tipo O eram menos suscetíveis.

Dessa vez, porém, o estudo mais recente não encontrou nenhuma ligação que sustentasse isso.

Novo estudo analisa relação entre tipo sanguíneo e suscetibilidade à covid-19.

Para a análise, os especialistas compararam os resultados de testes positivos e negativos, de pacientes hospitalizados e não hospitalizados, e de pacientes da unidade de terapia intensiva (UTI) com os que não foram para a UTI. Assim, avaliaram as associações entre os grupos A, B, AB e O.

“O tipo de sangue não foi associado à suscetibilidade ou gravidade da doença, incluindo positividade viral, hospitalização ou admissão na UTI.

Comparado com o sangue do tipo O, o tipo A não foi associado ao aumento da positividade viral ou admissão na UTI.

Da mesma forma, os tipos B e AB não foram associados a resultados piores do que o tipo O”, apontou o levantamento.

“Acreditamos que associações importantes de SARS-CoV-2 e covid-19 com grupos ABO são improváveis ​​e não serão fatores úteis associados à suscetibilidade ou gravidade da doença em qualquer um dos níveis individual ou populacional para ambientes e ancestrais semelhantes “, escreveram os autores.

RCL

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS